sexta-feira, 9 de maio de 2008

Como está a nossa Literacia Mediática?

Portugal tem uma população de 10.569.592
Está em 26.º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano.
99% dos lares tem, pelo menos, um televisor.
91% dispõe de telefone.
34% possui, pelo menos, um computador pessoal.
Cerca de 17% da população vê mais de três horas de televisão por dia.
9,5% da população ouve o rádio todos os dias, durante pelo menos três horas.
90,1% lê o jornal, mas durante menos de uma hora por dia.


Estes são alguns dados referentes ao nosso país facultados pelo Study on the Current Trends and Approches to Media Literacy in Europe, coordenado pela Universidade Autónoma de Barcelona, realizado no segundo semestre de 2007. O estudo incide sobre a União Europeia e outros países não membros.

Literacia mediática faz parte do processo de desenvolvimento comunicativo mundial que começou com a introdução do alfabeto escrito comum, e que se estendeu para o desenvolvimento dos Media electrónicos e da Informação digitalizada. A expressão ‘literacia mediática’ define as aptidões e competências necessárias para lidar com os novos ambientes comunicativos, digital, global e multimédia, da sociedade de informação. Tentando ser mais clara, quando analisamos a literacia mediática de um povo, estamos a analisar a sua capacidade de compreender e avaliar, de modo crítico, os diferentes media (meios de comunicação social) e os seus conteúdos, e de criar comunicações em diversos contextos mediáticos.

Nos últimos tempos, Portugal tem vindo a mostrar um clima favorável à literacia mediática, favorecendo a sociedade da informação e a organização da comunicação social. O uso dos computador e da Internet tem sido incentivado e têm sido criadas novas práticas pedagógicas ligadas ao cinema, à imprensa, às tecnologias educativas, à cidadania, aos estudos de comunicação e de media. Mas como diz o estudo, o nosso país tem, ainda, um longo caminho a desbravar.

Publicação online:
In: http://blogroc.lpmcom.pt/?id=008&PHPSESSID=dbf979a3aa5ece4cacd68fcb5d218c5e

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